Infraestrutura

Biblioteca

A biblioteca do Colégio Franciscano Santa Clara é um espaço para o encantamento com a leitura. Espaço onde os estudantes e professores (além dos demais colaboradores) podem complementar e compartilhar o conhecimento obtido em sala de aula por meio da leitura silenciosa, ou em voz alta, no caso das contações de histórias, além de visitarem outros mundos e outras vidas nas páginas dos livros.

A biblioteca possui um vasto acervo com variados títulos, entre livros, enciclopédias, periódicos e materiais multimídia. Os títulos são disponibilizados à comunidade escolar, para consultas na própria Biblioteca e também para empréstimos, observando-se as regras para tal.

“Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar”.
(Monteiro Lobato)

Laboratório de Informática

O laboratório de informática conta com 35 net books, conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Este ferramenta tecnológica complementa a formação acadêmica de nossos estudantes em aulas previamente agendadas e preparadas, além de serem devidamente acompanhados por um laboratorista da unidade e pelo professor regente.

Parquinho Infantil

“Há escolas que são gaiolas, há escola que são asas”.
(Rubem Alves)

Quadra aberta

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)

Horta

Atualmente a intensidade das mudanças ambientais e a escassez dos recursos naturais fazem do meio ambiente um tema fundamental e urgente para o universo escolar. É importante sensibilizar e conscientizar as crianças de que é impossível transformar as regras da natureza e, portanto, faz-se necessário rever o modo de vida atual.

O Projeto “Quem planta, Colhe”, visa promover mudanças de valores, hábitos e atitudes em relação à alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente. Através de ações pedagógicas planejadas, os estudantes ampliam seus hábitos alimentares e sociais, pois são estimulados a consumir alimentos saudáveis e plantados no espaço escolar, além de iniciar e manter em suas residências a prática do plantio de legumes e hortaliças para consumo próprio.

A horta escolar torna-se um elemento capaz de desenvolver temas envolvendo educação ambiental e alimentar, pois além de conectar conceitos teóricos a práticos, auxilia o processo de ensino e aprendizagem, se constituindo como uma estratégia capaz de ajudar no desenvolvimento dos conteúdos de forma interdisciplinar, distribuídos em assuntos trabalhados por temas transversais.

Além das atividades dos estudantes na horta, são realizadas palestras com os seus pais com o intuito de promover conhecimento e favorecer a cidadania, tendo como objetivo uma alimentação saudável e a possibilidade de construção de hortas caseiras.