História

Tudo começou com o Centro Comunitário das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt que atendia pessoas em situação socialmente vulnerável e constatou o agravamento das necessidades locais e ampliou seu atendimento, construindo uma escola para educação formal.

O Colégio Franciscano Santa Clara teve início em 1984, com o objetivo de atender as crianças das famílias que residiam nas proximidades de Parelheiros e Embu Guaçu em situação de vulnerabilidade de todos os tipos de recursos: saúde, moradia, emprego, transporte, etc.

A Missão do Colégio Franciscano Santa Clara é buscar, ao estilo de Francisco de Assis, inovar, recriar e ser referência de acolhida, respeitando a diversidade e mantendo uma aprendizagem sólida, fruto de uma caminhada de desafios, relações e projeções, contribuindo na formação de pessoas pensantes, reflexivas, fraternas, alegres e solidárias que identifiquem o verdadeiro sentido da sabedoria e aspirem ao crescimento humano.

Tem por finalidade oferecer serviços educacionais para crianças, no curso de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, constituindo-se como unidade educacional inteiramente gratuita, que visa atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do Colégio Franciscano Santa Clara é desenvolver um trabalho educativo-pedagógico, original e humano, que transite nas exigências do saber plural e permanente como Escola Católica Franciscana, respondendo aos anseios e necessidades da sociedade de hoje, segundo a filosofia franciscana da fraternidade, do conhecimento procurado e construído, da alegria no trabalho, do sonho e da harmonia nos ideais.

Prioriza:
a) o conhecimento e a interação, a serviço da vida;
b) a promoção da paz e a educação explícita para a mesma;
c) o sentido de serviço amoroso e fraterno, que implica em saber, comungar e somar.

Cultiva:
a) o respeito que conduz à comunhão das pessoas, dentro e fora da escola;
b) valores que façam sentido às buscas humanas com caráter social e justo: sabedoria, solidariedade, trabalho, fraternidade cósmica, paz, alegria, etc.;
c) a civilidade no ser, no fazer cotidiano, no ter e no saber;
d) a disciplina como ecologia da convivência e do trabalho;
e) a organização e a harmonização internas para que se manifestem e sejam partilhadas na expressão e na comunicação externas.

Atualmente, oferece, gratuitamente, serviços educacionais para cerca de 300 crianças em idade escolar de 5 a 12 anos.

Localização

O Colégio Franciscano Santa Clara está localizado entre o distrito de Parelheiros e o município de Embu-Guaçu, extremo sul da cidade de São Paulo.

Trata-se de uma região distante mais de 30km do centro da cidade e por conta disso é bastante desprovida de muitos recursos relacionados a saúde, educação, habitação e renda, por exemplo.

Seu território é basicamente rural. De acordo com o Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo (2014), a região de Parelheiros possui a maior área verde por habitante da capital, sendo 341m² para cada habitante. Para efeitos comparativos, a segunda maior área verde por habitante é do Jaçanã com 88m²/habitante.

Ainda segundo o mesmo Observatório, a vulnerabilidade social é tamanha que a região concentra a maior taxa de mortalidade infantil e a mais alta taxa de gravidez na adolescência.

♦ Indicadores da região de Parelheiros:

  • Maior taxa de mortalidade infantil de SP;
  • Mais alta taxa de gravidez na adolescência de SP;
  • 48% dos domicílios possuem renda per capita de até 1/8 salário mínimo;
  • 50% das crianças não conseguem matrícula na rede pública/creches da região;
  • Na maioria das famílias, a mãe é solteira e a única provedora;
  • Há um elevado índice de violência doméstica;
  • Acervo público de livros infanto-juvenis: zero livro por habitante de 7 a 14 anos, além de não haver nenhum equipamento de cultura (teatro, cinema, museu, salas de show, centros culturais).

Os estudantes do Colégio Franciscano Santa Clara são residentes dos bairros do entorno de Parelheiros e Embu Guaçu e pertencentes às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social, com precário acesso à renda e aos serviços públicos.