Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Franciscano Santa Clara volta-se para a construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de um estudante protagonista e agente de transformações sociais. Isso surge de uma série de escolhas que se alicerçam nos princípios da alteridade, da autonomia e da pesquisa.

Todas as ações docentes são baseadas no Sistema Educacional Franciscano (SEFRAN). Trata-se de um sistema educacional próprio que alia a tradição educacional e moral franciscana às pesquisas de ponta em Educação e Tecnologia.

Nossos estudantes reconhecem o processo de transformação social possibilitado pela nossa proposta pedagógica, vivenciando os valores de acolhimento, responsabilidade e participação. Esse é o espírito do SEFRAN.

O Sistema Educacional Franciscano realiza-se no Colégio em ações pedagógicas práticas e intencionais como:

  • Estudo do meio – o conhecimento é construído em situações fora da sala de aula, favorecendo a vivência com o saber.
  • Roda de leitura – estratégias de formação do leitor comuns nos primeiros anos do Ensino Fundamental foram pesquisadas e adaptadas, por nós, para todo o percurso formativo.
  • Projetos – centrados na interação entre conhecimentos e habilidades, extrapolando os limites dos componentes curriculares.
  • Trabalho em grupo – reconhecendo que o conhecimento é também uma construção social, o Colégio Franciscano Santa Clara valoriza o trabalho em grupo, desenvolvendo estratégias próprias de aplicação.
  • Uso de informática, mídia e tecnologia – oferecendo aos estudantes oportunidade de ampliar seus conhecimentos.

Desse modo, aliados à experiência de educação franciscana, garantimos ao estudante uma formação integral de excelência que o habilita a enfrentar os desafios futuros em sua vida acadêmica, profissional e pessoal.

Avaliação

A avaliação do processo será contínua e cumulativa, desenvolvida pelo docente e os discentes no decurso do período letivo, nos momentos e situações mais convenientes, utilizando diversos instrumentos.

Compreende a apuração da assiduidade, aprendizagem, competências e habilidades do discente, levando-se em consideração os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Os resultados do processo da aprendizagem serão aferidos por meio de diversas verificações, com vários instrumentos e acompanhados do replanejamento permanente do professor segundo as necessidades apresentadas.

Os educandos que apresentarem rendimento insuficiente participarão de processos de recuperação imediatas e paralelas, tão logo sejam detectadas as dificuldades, e ao final de cada trimestre em data pré-estabelecida no calendário escolar.

Proposta Pastoral

Para ACF, trabalhar de maneira ampla o tema Pastoral com seus educandos, famílias e colaboradores é essencial, pois, este é um dos eixos que sustentam a Missão da Instituição. Pensando neste desenvolvimento global a ACF, “criou- formulou” um documento específico que intitulou “DIRETRIZES PASTORAIS”. Nele contém todas as fundamentações, teóricas e práticas para o desenvolvimento das ações em suas Unidades, e, que, consequentemente, estão focados em seus destinatários e suas realidades.

A Ação Pastoral consiste na orientação coerente da pratica educativo-evangelizadora e, portanto determina vários conceitos. O SEFRAN pensou e elaborou de forma integrada a participação nas ações que vão contemplar a Instituição num todo, ou seja, Colégios e Obras Sociais. Com isso, almeja do seu destinatário um aprofundamento na fé, na dimensão comunitária e participativa que é capaz de aproximar as pessoas de si e de Deus.

Para a realização destas ações praticamente em todas as Unidades existe um profissional contratado para ser “Agente de Pastoral” para atender e repassar as atividades, focando em um desenvolvimento amplo e preciso.

Plano Virtudes (PV)

O SEFRAN visa promover ações pastorais para o desenvolvimento humano, entre eles está o Plano Virtudes. Implantado de forma gradativa permite ao estudante desenvolver-se nos relacionamentos com atitudes mais pacíficas e solidárias.

“Desta forma o SEFRAN contribui para a formação de um estudante que (re) aja na sociedade a partir de princípios humanos e humanizadores, inspirados nos valores Franciscanos, para atuar como multiplicador de atitudes virtuosas capazes de transformar o “vale de lágrimas” das pessoas em “ Vale de Graças” (Plano Virtudes, p.16).

Para o desenvolvimento do presente Plano de Ação Pastoral, definem-se para cada Nível / Série / Ano duas virtudes a serem abordadas semestralmente. São elas:

Segmentos Turmas Virtudes
Educação Infantil Nível V
  • Gratidão
  • Obdiência
Ensino Fundamental I 1º ano
  • Perdão
  • Prudência
2º ano
  • Justiça
  • Honestidade
3º ano
  • Cortesia
  • Humildade
4º ano
  • Cortesia
  • Generosidade
5º ano
  • Confiança
  • Responsabilidade

Plano Virtudes (PV)

O SEFRAN visa promover ações pastorais para o desenvolvimento humano, entre eles está o Plano Virtudes. Implantado de forma gradativa permite ao estudante desenvolver-se nos relacionamentos com atitudes mais pacíficas e solidárias.

“Desta forma o SEFRAN contribui para a formação de um estudante que (re) aja na sociedade a partir de princípios humanos e humanizadores, inspirados nos valores Franciscanos, para atuar como multiplicador de atitudes virtuosas capazes de transformar o “vale de lágrimas” das pessoas em “ Vale de Graças” (Plano Virtudes, p.16).

Para o desenvolvimento do presente Plano de Ação Pastoral, definem-se para cada Nível / Série / Ano duas virtudes a serem abordadas semestralmente. São elas:

O Plano Virtudes busca resgatar valores que possibilitem aos educandos a reflexão sobre as condições de vida da comunidade, elaborando propostas de intervenção que visem à transformação social. Parte integrante da proposta pedagógica do SEFRAN o Plano Virtudes tem sua aplicação no dia a dia do Colégio, no convívio com os colegas, durante a execução das atividades e em todas as áreas do conhecimento, atrelado aos temas de estudo de cada ano. A execução se dará de forma contextualizada e lúdica, que permitam aos estudantes compreender as virtudes da melhor forma: exercitando, vivenciando.