09.05.2016 | Notícias

Orgânicos na merenda escolar – Colégio Franciscano Santa Clara

 A horta do Colégio Franciscano Santa Clara começa a mostrar que cumpre com seu objetivo inicial, mostrando aos nossos estudantes que de fato, “quem planta, colhe!”, nome do projeto  que visa promover mudanças de valores, hábitos e atitudes em relação à alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente.

Algumas semanas após a inauguração da horta, nossos estudantes estão tendo sua primeira produção e colheita  de verduras e legumes orgânicos, fazendo dos horários de merenda um momento de aprendizado e também de sensibilização, pois passam a estudar e conhecer o vegetal ou leguminosa que será consumido, entendendo suas propriedades e conjunto de vitaminas e demais minerais que são necessários para o bom funcionamento do organismo humano.

colheita_horta (4)

A vivência é algo particular e especial, pois ao ter contato com o plantio e colheita, nossos estudantes passam por momentos que contribuem para a formação de cidadãos saudáveis, tornando-os multiplicadores de bons hábitos alimentares, além de conhecerem técnicas da cultura orgânica, compreendendo a relação entre solo, água e nutrientes. Assim a horta passa a ser um espaço para experimentos do componente curricular de Ciências da Natureza.

A alegria e o entusiasmo das crianças ao colherem as verduras, que posteriormente foram parte da refeição, configuraram-se em um momento muito rico que contribuiu para a formação dos ideais de alimentação saudável que queremos incutir nas futuras gerações.

E além de estimular a alimentação saudável, também estimulamos a variedade na alimentação, pois a horta está produzindo alface, cebolinha, couve, almeirão, repolho, beterraba, abobrinha, couve-flor, entre outros.

A implementação da horta é um objetivo do Colégio Franciscano Santa Clara e da ACF – Associação Cultura Franciscana, podendo felizmente acontecer com o apoio de empresas que possuem em sua política organizacional a preocupação com o meio ambiente e a esfera social. Para esta empreitada fomos beneficiados com a valiosa doação de sementes (dos mais diversos tipos), pelas empresas Agristar do Brasil e Sementes Takii do Brasil, que genuinamente contribuíram com uma alimentação mais saudável e orgânica para os estudantes matriculados no colégio.