Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, a formação é entendida como básica no sentido de que nesta etapa da escolaridade se inicia a aprendizagem da leitura e da escrita, como sistemas de códigos que ampliam a visão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta nossa sociedade.

O currículo e as disciplinas se estruturam em torno dessa meta e buscam, a cada ano escolar, organizar o conhecimento e o ensino, de modo que os alunos se apropriem do saber escolar e das habilidades de pensamento valiosos para sua formação.

Este Nível de Ensino se responsabiliza por um período longo e plural de experiências de vida dos alunos. Da infância à adolescência, o Ensino Fundamental Anos Inicias dá uma atenção especial a cada um como pessoa em contínuo crescimento e desenvolvimento, com suas singularidades e necessidades marcadas pelas diferenças em termos de pensar e sentir, e da compreensão possível sobre o mundo.

As disciplinas são organizadas de forma harmônica, sem privilégio desta ou daquela; todas estão em função da formação integral do educando. Organizamos nossa proposta de forma a equiparar em importância com as demais disciplinas, aquelas que enfatizam as manifestações corporais, culturais e artísticas, e sua contribuição para o conhecimento e o resgate de si mesmo e do outro.

O que caracteriza cada ano escolar é a constante ampliação do conhecimento e das habilidades de pensamento, visando maior autonomia e independência de cada educando.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, valorizamos a importância da parceria com a família, entendida como ambiente educativo privilegiado. Por isso, as tarefas de casa, as coletas de dados, as entrevistas, a troca de opiniões dos educandos com suas famílias e da escola com os familiares estão presentes nos planos escolares, como ferramentas para complementar o processo de formação dos educandos.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais está organizado em ano e os currículos são propostos de acordo com o Art. 26 da LDB nº 9394/96, em Componentes Curriculares: Base Nacional Comum e Parte Diversificada.

I – Base Nacional Comum

  • Língua Portuguesa;
  • Arte;
  • Educação Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;

II – Parte Diversificada

  • Língua estrangeira moderna – Inglês;
  • Ensino Religioso;