19.06.2017 | Pastoral

Santo Antônio de Pádua!

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA!

1Dia 13 de junho, dia do glorioso Santo Antônio. Fiel seguidor de Jesus Cristo. Era amigo do menino Deus, amava os pobres, modelo de obediência, fiel pregador do Santo Evangelho, restaurador da Paz e auxiliador dos aflitos. Tinha um coração piedoso e repleto da sabedoria divina. Santo Antônio era seguidor de São Francisco de Assis.

O Pão é um alimento que faz parte da devoção popular: “ O pão de santo Antônio”.
A história do “Pão de Santo Antônio” está ligado a um fato interessante que aconteceu no convento onde ele vivia. Certo dia Santo Antônio muito comovido com a pobreza, distribuiu para os pobres todo o pão do convento. O frade padeiro que era responsável de preparar o pão para as refeições, ficou preocupado por que na hora da refeição percebeu que os pães tinham sido roubados. O santo disse para o frade voltar lá e verificar melhor, deve estar lá o pão. O frade depois de olhar novamente o lugar ficou surpreso, o cesto transbordava de pão. Era tanto pão que foram distribuídos para os frades e aos pobres do convento.  Neste momento Deus havia feito o milagre dos pães. Que Jesus continua a realizar em nossas vidas o milagre do pão, que nos ensine a partilhar com outros aquilo que temos e somos os nossos dons as nossas alegrias as nossas vidas. Que Deus tenha compaixão de tantas pessoas que precisam de uma alimentação digna e saudável para sobreviverem.

É costume ainda hoje guardar um pedaço do “pão de Santo Antônio” na vasilha de farinha ou outro alimento para que nunca falte o pão e o alimento de cada dia.

Com muito carinho e devoção realizamos com os estudantes da manhã e da tarde a benção e a distribuição dos pães. Momento celebrativo de muita alegria e gratidão à Deus pela vida e exemplo de Santo Antônio. Louvado sejas, meu Senhor, pelo o sorriso das crianças que com carinho e fé revelam sua grandeza, seu amor e sua bondade. Agradecemos também aos colaboradores que com fé, respeito e devoção expressaram seu amor ao Deus criador.

Santo Antônio de Pádua, rogai por todos nós!