14.06.2018 | Pastoral

Santo Antônio de Pádua!

1Santo Antônio natural de Lisboa – Portugal.  Nasceu no dia 15 de agosto de 1195. Ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua, cidade italiana onde viveu alguns anos e faleceu no dia 13 de junho de 1231. Foi um grande missionário pregador do Evangelho, pertencia a Ordem de São Francisco de Assis.

Oito séculos se passaram, Santo Antônio é conhecido no mundo inteiro, ganhou milhares de devotos no Brasil, Portugal e Itália.

Fiel seguidor de Jesus Cristo. Tinha um amor profundo ao menino Deus, sua pregação tocava a todos, ajudou na conversão de muitas pessoas, amava os pobres, modelo de obediência, fiel pregador do Santo Evangelho, restaurador da Paz, auxiliador dos aflitos. Tinha um coração bondoso e piedoso repleto da sabedoria de Deus. Muito querido pelo povo, nele devemos inspirar nosso amor a Cristo.

“ O pãozinho de Santo Antônio”.  A história do “Pão de Santo Antônio” está ligada a um fato interessante que aconteceu no convento onde ele vivia. Certo dia Santo Antônio muito comovido com a pobreza, distribuiu para os pobres todo o pão do convento. O frade padeiro que era responsável de preparar o pão para as refeições, ficou preocupado por que na hora da refeição percebeu que os pães tinham sido roubados. O santo disse para o frade voltar lá e verificar melhor, deve estar lá o pão. O frade depois de olhar novamente o lugar ficou surpreso, o cesto transbordava de pão. Era tanto pão que foram distribuídos para os frades e aos pobres do convento.  Neste momento Deus havia feito o milagre dos pães. Que Jesus continua a realizar em nossas vidas o milagre do pão, que nos ensine a partilhar com outros aquilo que temos e somos os nossos dons as nossas alegrias as nossas vidas. Que Deus tenha compaixão de tantas pessoas que precisam de uma alimentação digna e saudável para sobreviverem.

Com muita fé, devoção e amor a Jesus Cristo e a Santo Antônio, realizamos no dia de hoje a benção e a distribuição do “Pão de Santo Antônio”. Momento em que louvamos e agradecemos a Deus pelo alimento de cada dia. Que o Senhor nunca deixe faltar em nossos lares o alimento corporal e espiritual.

Oração para que nunca falte o pão

 Santo Antônio, amigo dos pobres, que inspirais vossos devotos a vos honrar
oferecendo pão aos necessitados, eu vos peço a graça de que nunca falte o pão à nossa
mesa, ganho com trabalho digno e justo. Eu vos prometo, de minha parte, olhar
sempre com carinho pelos mais necessitados, oferecendo um pouco do pão
que tenho à minha mesa. Sobretudo, ajudai-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é o próprio Jesus Cristo na Eucaristia, verdadeiro alimento para a
vida eterna. Vós, que tantas vezes o tivestes em vossas mãos e aos outros o distribuístes
com piedade, fazei que também nós nos aproximemos com amor deste Pão da vida.
Amém.

Santo Antônio, fiel servido de Deus, interceda por nós e nos ajude a amar e servir Jesus Cristo nosso Senhor e amigo hoje e sempre! Amém!

DSC01613 (Small)

Para ver o álbum de fotos, clique aqui!